A telefonia em nuvem é uma das soluções mais modernas para empresas que necessitam otimizar processos. Tanto de comunicação interna quanto de atendimento ao público.
É claro que a produtividade de uma empresa está relacionada a múltiplos fatores. Que vão desde ter rotinas bem definidas até a qualificação dos colaboradores. Mas, um deles é fundamental e indispensável: ter um sistema de comunicação de qualidade. Sem isso, não há eficiência no trabalho.
Se a internet é lenta, o melhor profissional levará muito mais tempo para realizar uma atividade. Se as ligações caem o tempo todo ou vão parar no ramal errado, os processos ficam travados. Por isso, contar com tecnologias eficientes para comunicação é crucial.
O que é telefonia em nuvem?
Telefonia em nuvem é uma tecnologia que permite fazer e receber ligações totalmente pela internet – tendo a interface do sistema armazenada em nuvem.
Nesse caso, a empresa não precisa mais de equipamentos, fios e hardwares para se comunicar interna ou externamente. De modo geral, para que o sistema funcione, basta ter:
- Uma conexão de internet;
- Dispositivos para as ligações (computador, tablet, smartphone, telefone IP ou telefone analógico com adaptador); e um plano ativo com o sistema em nuvem.
Como funciona a telefonia em nuvem?
A tecnologia por trás da telefonia em nuvem se chama Voip – Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre Protocolo de Internet.
Os dados de áudio (e também de vídeo, caso faça videochamadas) são enviados por meio de endereços IP, que são os nossos “endereços virtuais” (todo dispositivo conectado à rede de internet possui um código IP).
Na prática, funciona assim:
A pessoa acessa a internet em seu dispositivo; Entra no endereço onde a telefonia em nuvem está hospedada (também existe a possibilidade de baixar um aplicativo em dispositivos móveis); Faz a ligação de áudio ou vídeo (lembrando que ela também pode receber chamadas).
É justamente por conta da tecnologia Voip que hoje é possível fazer chamadas de áudio e vídeo em aplicativos de mensagem e de reuniões, como Skype, WhatsApp, Meet, etc, sem a necessidade de contar com linhas analógicas de telefone.
No entanto, esses aplicativos gratuitos não são o suficiente para a demanda de atendimento das empresas. É necessário adquirir planos empresariais de telefonia em nuvem (como o Wide Chat da Intelbras, que falaremos logo mais aqui no post).
A principal característica da telefonia em nuvem empresarial é a possibilidade de adquirir um PABX em nuvem, também chamado de PABX Virtual.
O PABX é uma central telefônica que divide o mesmo número de telefone em diversos ramais para conectar os setores da empresa. E por ser virtual, a central fica hospedada em servidores na internet, não sendo necessário nenhum equipamento físico.
Quais as vantagens da telefonia em nuvem?
Não se trata apenas de fazer e receber chamadas pela internet. Conheça a seguir as principais vantagens da telefonia em nuvem para as empresas:
Maior qualidade de voz
Como utiliza uma rede IP e conexão com a internet para fazer o tráfego de voz, a telefonia em nuvem tem mais qualidade nas chamadas do que os sistemas analógicos.
Para aproveitar esse benefício ao máximo, é recomendado contratar uma operadora Voip de confiança e contar com bons aparelhos telefônicos e softphones.
Baixo investimento e redução de custos
O investimento inicial da telefonia em nuvem é muito baixo se comparado às outras opções. Isso porque não é necessário montar toda a infraestrutura do servidor e, em alguns casos, também é possível aproveitar os aparelhos que a empresa já utiliza.
Além disso, as chamadas Voip costumam ter um custo menor, especialmente para longa distância.
Flexibilidade e integração
Esta é uma das grandes vantagens da telefonia em nuvem. Ela pode ser utilizada sem problemas por qualquer tipo de empresa.
As pequenas empresas se beneficiam da implementação de baixo custo, fácil instalação e possibilidade de expansão sem altos investimentos.
Já as grandes empresas podem contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como o CRM ou HelpDesk – o que leva a um aumento da produtividade.
Além disso, como está hospedado na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet disponível, de computadores e dispositivos móveis. É a melhor opção para empresas que têm filiais, trabalham em home office ou pretendem mudar de escritório no futuro.
Instalação e configuração mais fácil
A instalação e configuração da telefonia em nuvem é muito mais simples e rápida. Ela conta com a tecnologia plug-and-play. Ou seja: basta conectar para começar a usar.
Além disso, o sistema de PABX em nuvem permite adicionar e alterar ramais sem passar cabos, por exemplo. Assim, tanto a implementação quanto mudanças e expansões são facilitadas.
Funcionalidades modernas e praticidade
A telefonia em nuvem é o que há de mais moderno em telefonia. Ela tem tudo o que um call center precisa para operar: DAC (Distribuidor Automático de Chamadas), URA (Unidade de Resposta Audível) e discador automático.
Também é possível gravar todas as chamadas recebidas e originadas, assim como fazer a captura de tela. Outra funcionalidade é o correio de voz na web: cada ramal possui uma caixa postal com mensagem personalizada para receber recados quando estiver ocupado.
Com informações da Intelbras